Quem sou eu

sou aquela que sabe a dor e a delícia de ser quem eu sou!

terça-feira, 10 de março de 2009

Confissões de uma AU PAIR

O que você entende por AU PAIR???

Entrei nesse universo por acaso e, hoje, sinto que foi uma das decisões mais acertadas que tomei desde que cheguei na Europa.

Ser AU PAIR...


O termo surgiu na Europa do século XIX, quando a juventude burguesa deixava seu país na tentativa de conhecer outras culturas e outras línguas. Esse intercâmbio era feito entre famílias com o mesmo nível social - estamos falando da juventude com bom poder aquisitivo; a moeda corrente seria "aquisição de conhecimento" e, jamais, dinheiro em espécie.

Nos dias atuais, famílias diversas abrem as portas de suas casas na tentativa de oferecer à juventude (não mais burguesa) tal intercâmbio. A jovem que ali chega, além de um contexto familiar, tem a segurança de estar bem acomodada (não estou falando de luxo), de não ter contas para pagar (aluguel, energia, telefone, etc) e de ter tempo para se dedicar aos estudos (afinal, esse é o maior objetivo). Em contrapartida, os pais voltarão às suas rotinas profissionais na certeza de que seus filhos (com idade entre 1 mês e 10 anos) serão bem assistidos e respeitados; as crianças verão a jovem como uma nova amiga, quando não como uma irmã mais velha (como no meu caso!). Partindo-se do pressuposto que a jovem não terá grandes despesas, a família oferece uma espécie de remuneração simbólica - nada de valor mínimo/hora ou salário correspondente ao de uma babá!

Aliás, que fique bem claro: BABÁ É BABÁ - AU PAIR É AU PAIR!


Para ser uma Au Pair não basta gostar de crianças... Precisa gostar de rotina familiar! Precisa respeitar hierarquia (mesmo depois dos 21 anos): dizer onde vai, quando vai, quando volta. Precisa respeitar limites, horários, prazos! Precisa saber aproveitar uma noite com crianças quando, o que você queria na verdade, era estar com os amigos!

Precisa saber ouvir (com os dois ouvidos), saber falar (ou calar). Ter o coração aberto para broncas, puxões de orelha...

Precisa gostar de visitar a casa da vó e da tia distante, elogiar a comida e contar sobre o seu país pela zilhonésima vez! Ir ao zoológico num feriadão, entrar no carro e cantar "Bob o construtor" (quando o que você queria era escutar o CD da sua banda predileta).

Precisa querer trocar experiências, vivências, culturas!

Não é sinônimo de emprego fácil (porque não é um emprego ou muito menos algo fácil de se fazer) e não pode ser visto como "a última opção da vida" ou "só me sobrou isso".

Seja UM PAR, como na história dos anjos de uma asa só e, se for isso que você realmente quer para a sua vida, neste momento, APROVEITE - seu objetivo, assim como o meu, é adquirir mais conhecimento e isso, ninguém NUNCA tira de você!


P.s.: Mas se quiser ganhar dinheiro "tomando conta de criança"... então, vai ser babá, vai!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Recession X Violence


Or should be "Recession = Violence"?

Fui trabalhar, sábado passado, e meu chefe (Big Boss) - pausa rápida: agora fui promovida a Deli Girl, huahuahuahau - veio me perguntar se eu tinha ouvido falar do incidente ocorrido, às 15h45 do dia anterior - agora uma pausa pra montar o cenário: gente, era uma sexta-feira normal, antes das quatro da tarde. Ele disse que uma dondoca (sim, tinha que ser uma dondoca pra fazer compras numa boutique ultramegapower cara, que fica ao lado do wine bar, na metade da tarde de uma sexta. Obs.: ele não disse dondoca, eu é que usei o "adjetivo") saiu da loja e entrou na sua BMW 2009 (não falei que era dondoca?!), feliz e contente. Quando ela se deu conta, um adolescente abriu a porta do passageiro, gritou com ela e a mandou sair. Ele foi para o lado do motorista, deu partida e fugiu (feliz e contente - isso foi humor negro, eu sei!).

O pior foi a forma com que meu chefe terminou a história: "Tatiana, it's like living in Rio!!!". Excuse ME!!!! O garoto rouba a dondoca e meu país leva a fama????? De jeito algum!
Quando retruquei, indignada, ele disse que isso era consequência normal (NORMAL?????) da recessão - como se eles realmente soubessem o que é recessão!

Fiquei o final de semana remoendo essa história... Confesso que, me sentindo praticamente uma vaca (ruminando, ruminando), hoje resolvi sentar e escrever - sempre me achei melhor com a escrita =)

Segundo o que dizem os especialistas, essa é a maior recessão dos últimos 25 anos. Tenho 30 e, desde que me entendo por gente (família, AMO VOCÊS), aprendi que: dinheiro não cai do céu (ou não nasce em árvore); dividir algumas vezes é multiplicar (ainda mais com 7 irmãos); a água é cara - assim como a energia (ligar o ferro pra passar uma camiseta??? NUNCA!); a conta de telefone veio muito alta??? Põe cadeado nele - rs; as roupas da minha irmã mais velha (ou da prima) podem e devem ser aproveitadas por mim; TV a cabo, o que é isso???; comer fora é luxo (ou é o cenário perfeito pra grandes comemorações); o prato que estava cheio (porque eu o fiz) deve ficar vazio (porque desperdício é pecado); escola pública pode ser tão boa quanto a particular - depende, principalmente, do esforço de cada um... a lista aqui só tende a aumentar!

Venho de um país com 197 milhões de habitantes pra morar numa vila com 10 mil. Só na favela da Rocinha, meu querido chefe, são 120 mil! Copacabana então... 150 mil!

Por mais alarmante que a coisa possa parecer, jamais será comparada a situação de miséria em que muitos vivem no Brasil. A sensação que tenho é que os irlandeses estão migrando da classe alta para a classe média-alta e querem se dar ao luxo (literalmente) de dizer que a recessão, pra eles, é caracterizada pela "violência" - quando um filhinho de papai brinca de roubar o carro da madame.

Não estou aqui sendo a advogada do ladrão... de maneira alguma!

Só defendo que a educação começa em casa - POPULAÇÃO DESTA ILHA, PENSEM NO QUE ESTÁ ACONTECENDO. Onde estavam os pais desse menino nos últimos 25 prósperos anos? Se agora, com a recessão, resolveram cortar a mesada, a alternativa é entrar num carro, gritar "Out of the car, please?!" e sair dirigindo... E isto é violência (moral...)! Fica aqui meu protesto: senhoras dondocas, que agora não vão ao salão semanalmente para retocar a raiz do cabelo: olhem para seus filhos, gastem tempo com eles, expliquem a diferença entre o bem e o mal (não deixem o assunto para a missa de domingo), mostrem que dinheiro foi feito para servir ao homem E não o contrário! Imponham regras e limites (que vão além do "yes, please" ou "no, thank you").

Sabe aquela história do macaco que senta no rabo pra falar do rabo do vizinho???
Comparemos então, a miséria de vida de alguns brasileiros, com a miséria mental de alguns europeus.

E viva a futilidade!!!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009


New year, new resolutions... First things first so, YES, I went to Brazil for 2 amazing weeks.

I've never, ever felt so special in my entire life (nearly 31 years old). My family were waiting for me at the airport upon my arrival and the expectation turned to tears, wonderful tears!!!

I wish I had more time to spend together but I'm so glad I saw them.

Nothing compares to: my mother's hug; the way my sister looks at me (an x-ray of my soul) and her heart that is so big you can't imagine it; see my father's eye as if I was his baby born again; share wiht my second father (amo amo amo) his "green" dream - the smell of his dreams like flowers in the desert; hear "Dinda... COME BACK!" or "can I sleep with you tonight???" and "Dindaaaaaaaaaaaaaaaaa"; my granny's kiss ("preta, preta")... So many things. So many friends

I didn't meet because I didn't have enough time... They know how SPECIAL they are that I couldn't say Goodbye (I much prefer SEE YOU SOON).

Ronaldo: I'm still waiting here for you!
Ju: I didn't forget about your pencil collection!!!
Te: hum... stop crying!
Lili: hum... eat more =) You are beeeeeeeeeeeautiful!
Brancaglion couple: thank you for the honor.
Miroca: once upon a time... Je t'aime - jusqu'à blesser...
Ana Branca: where are you??????????????????????????

Ops... a P.s.: Alberto, it's all your fault... thank you SO much!

Love you all.
Saudades

domingo, 5 de outubro de 2008


Estamos na minha estação predileta (na Europa): OUTONO. Em Portugal, parecia mais Primavera/Verão- calorzinho gostoso e muitas flores.
Resolvi passar por aqui (são 02h20 e cheguei do trabalho agora) para encher sua vida de flores... independente da estação, da hora ou do continente, permita-se olhar a vida com outros olhos.
Do lado de cá, continuo a nadar... continuo a nadar!
Um beijo, um cheiro e um "upa" apertado

terça-feira, 15 de julho de 2008

Hoje a dança é no céu!


15 de julho de 2008

Acordei com uma ligação internacional... Era a "mamãe minha"! Estranho, porque ela não me liga (eu sempre ligo pra ela); então, minha cabeça já foi à mil... "Filha, então... O Tio Marcos" - bastou para que meu chão sumisse.

Hoje, Mi, Ma, Mi, Ma, Mi, Ma, Mi, Ma & Mi fazem coro para um linda canção de um "Até breve, nos vemos no céu!".

Novamente choro lágrimas que vêm da minha alma, na certeza de que o corpo de baile celestial hoje ganha um membro e tanto!

Tio Marcos, pra sempre meu tio do coração!!!
Pra ele, eu era a LINDINHA...

terça-feira, 1 de julho de 2008

No dia em que o mundo inteiro era Espanhol...

... eu era a única Alemã.

Domingo, final de Eurocopa, turma no Murrays e só se ouvia: "Que bela España". Não que eu goste de ser "a do contra", mas ainda defendo a bandeira de que, apesar de ser um país que não se mistura tanto, a Alemanha tinha mais futebol.
Fiquei num cantinho, sem abrir muito a boca - caso contrário seria massacrada pela multidão. Realmente são parecidos conosco, gritam, sofrem, mas acima de tudo se divertem!

Engraçado como tenho aprendido, amadurecido. Sinceramente, no Brasil não iria "perder meu tempo" para assistir uma final de um Campeonato em que meu time (Salve o Tricolor Paulista!!!!) não estivesse jogando. Torcer para outro país, então??? Nem pensar!
Mas, hoje entendo e consigo dizer que sou brasileira com muito orgulho, mas meus vizinhos também são bacanas. O mundo tem mudado, as pessoas têm estado mais próximas e é bonito ver parcerias nascendo. Troca de experiências numa única língua - e mesmo quando na se sabe, dá-se um jeito de se fazer entendido!!

Que venha a Espanha! Que venha a Alemanha!
Todos serão sempre bem recebidos nesse meu coração internacional!
P.s.: Beijos especiais pro Guillerme, Leila e Monique (que ficaram gritando no meu ouvido "Tatiiiiii, só faltam 3!!!".

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Happy Valentine's Day (in Brazil)


Let's fall in loveWhy shouldn't we fall in love?
Our hearts are made of it
Let's take a chance Why be afraid of it
Let's close our eyes and make our own paradise
Little we know of it, still we can try
To make a go of it

We might have been meant for each other
To be or not be
Let our hearts discover

Let's fall in love
Why shouldn't we fall in love
Now is the time for it, while we are young
Let's fall in love...

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Eu acredito em Leprechauns


Mas o pote de ouro está em Brasília *rs.