Quem sou eu

sou aquela que sabe a dor e a delícia de ser quem eu sou!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

"Amemos o que sentimos de nós mesmos, nessas variadas coisas, já que, por egoístas que somos, não sabemos amar senão aquilo em que nos encontramos. Amemos o antigo encantamento dos nossos olhos infantis, quando começavam a descobrir o mundo: as nervuras das madeiras, com seus caminhos de bosques e ondas e horizontes; o desenho dos azulejos; o esmalte das louças; os tranquilos, metódicos telhados... Amemos o rumor da água que corre, os sons das máquinas, a inquieta voz dos animais, que desejaríamos traduzir. Tudo palpita em redor de nós, e é como um dever de amor aplicarmos o ouvido, a vista, o coração a essa infinidade de formas naturais ou artificiais que encerram seu segredo, suas memórias, suas silenciosas experiências".
Cecília Meireles
Pra variar fazia um tempão que eu não aparecia por aqui, não é mesmo?
Desde minha perda, começo do mês passado, TANTA coisa aconteceu: Mo foi matar as saudades do Brasil (e minhas férias de verão em território lusitano foram prorrogadas mais uma vez), Cami fugiu do calor romano (e ficamos sem fofocar um tempããããããããão), Renata foi fazer seu último tour europeu (volta de vez, pra casa brasileira, amanhã - Aaaaaaaaaaaaah), Fabrice decidiu (também) ir embora daqui pra sempre (adeus minhas aulas de francês), dona Pri foi pra Ibiza e voltou dodóica (vendo pelo lado positivo, foi legal! Praticamos "mediquês" - foi a primeira vez que fui num consultório de uma chinesa que só me entendia em inglês), a Leila só quer saber do "ginásio" (versão portuguesa para academia) e, tchan tchan tchan tchan: O FE CHEGOU!!!!!
Dia 25 de agosto, eu no aeroporto internacional de Dublin. Porta abre, porta fecha... porta abre, porta fecha... Celular toca: "Senhora Tatiana, muito boa tarde! Vai receber visita hoje?" e eu (vocês me conhecem): "Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim! Seu Garda não estou nem acreditando... Ele está na sua frente mesmo?" Aliás, foi o Garda mais simpático desde que cheguei aqui.
Posso confessar que tem sido ótimo relembrar os meus primeiros passos aqui, visto agora pelo ângulo do Fe. No final, rimos muito, rimos sempre!! O mais legal é que o Callum e a Samantha despertaram um interesse pelo português ;-) O Fe agora tá ali no sofá, cantando Michael Jackson.

Final do ano teremos mais família por aqui, se Deus quiser!!!!

Amo vocês!
Carpe Diem


P.s.: Hoje é 7 de setembro!!!! Dia da Independência Brasileira!!!!
Feliz Aniversário Maithe, titia te ama.

domingo, 2 de agosto de 2009

31 anos e um dia que me marcará para sempre!


Se fosse só sentir saudades... MAS TEM SEMPRE ALGO MAIS!

Cresci ouvindo que ele queria ser meu padrinho e, cada vez que o abraçava, conseguia sentir a real dimensão do quanto ele me amava (mesmo que houvessem anos de distanciamento entre nós). Na minha cabecinha de jiló: mamãe preferia a Thaisoca (não só pelo fato dela ser mais linda que eu, mas porque as duas loiras além de loiras têm gostos parecidos), papai preferia o Rapha (homens e seu universo) e eu... eu tinha a vovó, pra onde eu queria fugir (isso vocês já sabem) e o Tio Edu e Tia Marília. Amaaaaaaaaaaava quando íamos para São Paulo e era dia de ir para a casa deles; eu não só me sentia especial... EU ERA, de fato e direito!!!
Meu aniversário, então? "Tati, é a Tia Marília no telefone, pra você" e eu corria de fininho com receio da Rapha ouvir e saber que, os padrinhos eram dele, mas eu tinha uma carteirinha VIP. Depois veio a Duda, a primeira neta deles, e eis que ela veio ao mundo no mesmo dia em que eu (anos depois, sim, mas num dia liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindo). Me lembro dela bebê, no aniversário de 70 anos da vó Ida, e dos dois a bajulando no balanço e do Tio Edu me dizer que ela o lembrava quando eu era bebê e eu sentei num banquinho ao lado do balanço para ouvir todas as delícias da minha vida vistas pelos olhos dele.
Como era bom ser amada por alguém pelo simples fato de... SER AMADA!

Essa foto foi tirada no dia em que eu embarcava para a Irlanda, pela primeira vez...

Tio Edu, sua Guinness ficará guardada para o nosso próximo encontro, assim como eu prometi. Se eu soubesse que seu coração fosse nos aprontar essa, teria lhe dado o meu!

domingo, 26 de julho de 2009

Muito mais do que "Era uma vez"


Para os meus sobrinhos e a geração que por aí vem:

Tive muitos professores e professoras durante meu período escolar. Professor de matemática é sempre um ser inesquecível - por razões que dispesam comentários; mas tive uma professora especial, a Maria Lúcia, que era responsável pelas minhas aulas de história. Era sempre uma delícia sentar e ouvir o que ela tinha para nos contar, além do amadurecimento que tais conversas nos proporcionavam. Ah! E ela NUNCA falava sozinha!!! NUNCA! Tínhamos que ler os capítulos antes das aulas porque ela iria nos perguntar e, quem é o adolescente que quer passar vergonha na frente da turma toda pelo simples fato de não saber responder a professora de História???? Me lembro das enciclopédias que tínhamos que pesquisar, porque ainda não havia internet... O cheiro dos livros, algumas figuras em preto e branco...

Uma coisa que sempre me intrigou foi: por que eu tinha que saber sobre a vida dos outros??? meu país era grande o suficiente para eu me preocupar com ele... pra que eu queria saber sobre o povo nos Estados Unidos ou na Europa, como era composta a sociedade ou quais eram os deuses gregos??? E quando isso tudo era somado às aulas de Geografia, tínhamos que saber: a população brasileira + o PB da Grã-Bretanha + a taxa de mortalidade no Japão, etc, etc, etc.

Hoje, morando na Europa, agradeço pelos professores que tive!!! Agradeço E MUITO porque muitos aqui não tiveram (não têm e não terão) o privilégio que eu tive. Semana passada, conversando com um adolescente, ele me perguntou em que continente o Brasil ficava e qual a língua que falávamos... Depois de ouvir minhas respostas, ele me olhou e soltou uma pérola: "Ah! É mesmo... Vocês falam BRASILEIRO! É um país muito, muito pobre mas tem alguns bons jogadores de futebol". Ainda bem que ele ainda nem conhece "pagode" ou ia dizer que exportamos "jogadores de futebol, Xuxa e Só Pra Contrariar". Ah! Rio de Janeiro ainda é a nossa capital, como o presidente da Argentina é o Maradona, Canadá e Estados Unidos são a mesma coisa, Peru??? Isso é o que servem no Natal! Ah! Só pra constar: português é a língua que se fala em Portugal... Entenderam por que falamos "brasileiro"????

Outro dia, uma amiga disse que a chefe dela também soltou uma pérola ao perguntar quem era o presidente da África!!!!!

Meu desejo é que vocês tenham uma professora Lúcia! Uma não, váááárias, e que vocês entendam que a história do vizinho pode não ser tão interessante quanto à nossa própria história, mas é fundamental para que você seja um melhor ser humano.

terça-feira, 7 de julho de 2009

NEOQEAV

"If you enter this world knowing you are loved and you leave this world knowing the same, then everything that happens in between can be dealt with".

Por que as pessoas esperam que seus amados morram pra lhes dizer o quanto os amam???? Não entendo isso... Hoje, assistindo ao Memorial Day do Michael Jackson, me peguei pensando nisso...
Fui criada num meio (ai, o que seria de mim sem a mamãe minha?) onde aprendi a dizer o que gosto, o que não gosto e os porques. Portanto, se você está na minha lista dos amados, sinta-se um privilegiado =P Porque eu vou te dizer "EU TE AMO", mesmo que você não possa ouvir (ou que eu não tenha sido clara o suficiente).

Com P.s... sem P.s... Nuca Esqueça O Quanto Eu Amo Você!!!!!

Ah, e Michael: saiba que você foi trilha sonora da minha vida em muuuuuuuuuuuuitos momentos. So, THANK YOU SO MUCH ;-) e acho que você terá o prazer incomensurável de conhecer duas figuras maravilhosas da minha vida, onde você está agora. Então, aproveite!

domingo, 24 de maio de 2009

Por que Deus criou as mães?


Há dois dias tenho pensando sobre isso...

Entrei no msn uma madrugada dessas e, eis que a Miroca estava online com uma mensagem apavorante: "Guigo em cirurgia amanhã! Orem por nós..." Não preciso dizer que quase fiquei doida. Chamei e nada; nenhuma resposta. Chamei novamente, totalmente em pânico, e nada... Por providência Divina o super Fer apareceu no msn também e já fui logo bombardeando o pobrezinho: "Feeeeeeeeeeeeeeeeer, o que está acontecendo? Que cirurgia é essa? O que o Guigo tem???" e ele, na maior paciência do mundo, respondeu: "Tathy, é uma "bobagem", uma cirurgia simples mas, você conhece sua prima... Estamos todos preocupados por se tratar de uma cirurgia."
A Mirys é uma das minhas referências de vida - e agora, uma das minhas referências maternais. Sonhadora, guerreira, pau pra toda obra e ombro pra qualquer situação... é uma daquelas pessoas a-pai-xo-nan-tes! Sorte daqueles que são por ela amados!
Guilherme e Helena: as duas grandes (e maravilhosas) realizações da Mirys.

Durante cinco minutos que me peguei pensando nela, nas crianças, na cirurgia do Guigo, ela resolveu aparecer e respondeu (mais ou menos a mesma coisa que o Fer, num tom mais "dramático") e trocamos algumas linhas de prosa.

Não consigo ter a nítida dimensão do amor maternal. Naquele momento, enquanto lia o que a Mirys escrevia, meu coração traduzia da seguinte forma: se ela pudesse, ela dava o nariz dela pro Guigo não ter que entrar num centro cirúrgico ou mesmo num hospital. Nem que ela tivesse que respirar por uma bolha, um cano (pois não teria mais nariz). Não teria o menor problema!!!!

Desligamos o computador e fiquei hoooras rolando na cama, lembrando das vezes em que adoeci (e não foram poucas). Tive zilhões de pneumonias... até cateterismo eu já fiz! E mamãe sempre comigo. Fora as outras tantas dores ou fracassos emocionais...

Costumo dizer que minha mãe é meu olho esquerdo mas, a partir da constatação Mirianesca Maternal de Ser, percebi que eu sou minha mãe, afinal de contas ela me deu vários pedaços dela pra que, naqueles momentos, minhas dores fossem embora e eu voltasse a sorrir - e assim, só assim, ela viveria.

Por que Deus criou as mães eu não sei - talvez descubra quando eu for mãe. O que sei é que meu Deus é perfeito assim como são perfeitas Suas criações.
Se eu sou como sou hoje, é fruto literal da mamãe. Olho, pé, pulmão, garganta, coração... tudo é mamãe!
Só sinto muito em tê-la feito sofrer tanto... Mas, como meu Deus diz, é na fraqueza que sou forte! Então Senhor, OBRIGADA POR TER CAPRICHADO TANTO!


P.s.: Alguém pode me dizer como está o Guigo? Sim porque, a Mirys não deve aparecer tão cedo... vai ficar lá, lambendo a cria! Amo amo amo amo (os 4: FMGH)

segunda-feira, 4 de maio de 2009


Não tem título pra história de hoje...
Estou vivendo uma fase "interessante" da minha vida e me vejo assim mesmo... sem título!
Usei uma expressão pra Monique, semana passada, e sei que normalmente falo (bem alto) o que penso, talvez na tentativa de também escutar (mais do que meramente ouvir).

Minha cabeça tem sido, ao mesmo tempo, meu ímã e minha criptonita. Quisera eu voltar ao tempo... exatamente no momento em que parei de ouvir meu coração e comecei a dar mais importância às coisas que minha mente produz - milhares de vezes são produções sem o menor nexo. E por ouví-la demais, quase nunca consigo decidir o que quero...

Encontrei há tempos atrás uma "cabeça metade", que de certa forma me equilibra e me faz ser mais sensata - se assim posso dizer. Seria isso a real felicidade???

Enfim... acredito que foi mais um presente que Deus me reservou no meu momento Irlandes de ser - que parece estar no seu limite. Infelizmente (ou felizmente), nossa vida é marcada por ritos... ritos de passagem. Chegou o meu momento de voltar a pensar com a MINHA cabeça e sacudir meu coração, pra ver se ele reage!!!!! Agora, pra minha cabeça metade, não serão mais 3 coisas boas na Irlanda (eram 4, mas o Floridita fechou)... serão somente 2.

Brasil me espera! Itzhak casou com a linda Gi no sábado passado - meus votos de um amor repleto de: companheirismo, respeito, parceria, cumplicidade, jogo de cintura e uma comunicação sem fronteiras. Amo você, It, e agora, amo a Gi (a caçula da minha família!!!!). O nosso pacto das Bodas de Gelatina ficará arquivado no meu coração!

Ouçam Sara Bareilles (Between the Lines foi minha trilha sonora enquanto escrevia aqui).
Maio está aí. Aproveitem!
Amo vocês

quinta-feira, 16 de abril de 2009

That was an amazing surprise!!!


**Happy Easter Nana! Love, The Easter Bunny**

segunda-feira, 23 de março de 2009

Once upon a time...




Nas minhas andanças pela net, percebi que todo mundo tem uma lista das 10, 20, 50 ou 100 coisas que precisamos (ou não) saber sobre eles.

Resolvi tentar construir a minha lista mas, como vocês também sabem, fujo à qualquer normalidade. Então, aqui vai MEU MANUAL DE INSTRUÇÕES:

1. Alguém pode me dizer por onde começo?;
2. Dos Freitas de Oliveira, sou o recheio. Dos Freitas Leite, sou a caçula predileta (rs);
3. Prefiro escrever do que falar;
4. Brigo por tudo aquilo que acredito, cegamente! Se mereço 9,1 não me venham com 9...;
5. Tenho 2 certezas na vida: Deus me ama e quando morrer eu vou pro céu;
6. Tenho PÂNICO de aranhas, mesmo das minúsculas;
7. Quando adolescente, queria morar com a vovó (mas o papai não deixava). Me mudei pra casa dela aos 27;
8. Meu carro é vermelho e não uso espelho pra me pentear (ou passar batom);
9. Definitivamente, não gosto que fiquem me apertando;
10. Detesto gente prolixa (fale menos, ouça mais!);
11. Vai sair de casa? Traz uma lembrancinha pra mim?!;
12. Meu reino por uma massagem nos meus pés;
13. Já fui casada... Já me divorciei;
14. Você pode ler o meu jornal, mas dá pra não fazer barulho ao comer?;
15. Quando eu era Gerente de Plantão, sempre acontecia algo trágico (ou cômico);
16. Resolvi não ser mais plantonista e mudar de país;
17. Moro na Irlanda desde outubro de 2007;
18. Moro numa cidade que não tem Shopping Center (aaaaaaaaaaaah!);
19. Meu celular fica 24h ligado, 7 dias por semana;
20. AMO receber mensagem no celular;
21. Sempre achei lindo ver as aves voando, até o dia em que uma fez cocô na minha cabeça;
22. Chupei dedo (depois que larguei a chupeta) e roí as unhas (mesmo quando a mamãe passava pimenta);
23. Hoje "como os cantinhos", principalmente quando estou nervosa;
24. Morei em várias cidades diferentes, mas Brasília sempre será a minha predileta;
25. Queria ter pintado o cabelo de loiro, mamãe nunca deixou;
26. Pintei de ameixa e ficou todo manchado. Passei um mês usando rabo de cavalo;
27. Sou DINDA de dois goianinhos;
28. Fui dama de honra aos 27 e aos 30 anos;
29. Sou descendente de estonianos;
30. A única coisa que sei falar em estoniano é "caisso";
31. Dancei lambada... com a minha irmã;
32. Tenho um nervo a mais no coração;
33. Por causa dele, tive que enfrentar um cateterismo aos 20 anos;
34. Amo doar sangue;
35. Não consigo mais tomar chá sem leite;
36. Chocolate = Kit Kat;
37. A primeira vez que dirigi na mão inglesa, quase matei a Ju do coração;
38. Minha mãe é meu olho esquerdo;
39. Minha irmã... minha irmãe;
40. Não sonho toda noite... se sonho, não lembro;
41. Tenho desejos mesmo nunca estando grávida (imagina quando eu estiver!!!!);
42. Conheci Paris com uma brasileira e um italiano;
43. Quando vi neve pela primeira vez, achei que alguém tivesse jogando papel picado pela janela;
44. Amo beterraba em conserva;
45. Detesto pequi (não suporto nem o cheiro);
46. AMO dormir;
47. Só perco uma boa noite de sono se estiver trovejando;
48. Ainda volto para Paris;
49. Nunca pensei que almoçaria janta e jantaria almoço;
50. Não gosto que me vejam sem maquiagem;
51. Óculos de sol tem que ser grande;
52. E homem tem que ser cheiroso;
53. No meu Ipod tem de tudo;
54. Tenho pavor de pessoas que se acham as melhores;
55. Confiança é a base de qualquer relacionamento, qualquer um;
56. Já ganhei medalhas na natação;
57. Me matriculei no judô e, na primeira aula, o professor me mandou fazer ballet;
58. Detesto passar roupa, mas não uso amassada de jeito nenhum;
59. Salto alto, de preferência;
60. Queria sublinhar na Bíblia tudo o que eu achasse importante;
61. Fiz isso e tive a minha primeira Bíblia colorida;
62. Perfeccionista que sou, comprei outra Bíblia toda branquinha e leio as duas;
63. Nas serenatas, sempre cantava músicas do Roupa Nova;
64. Sou contralto mesmo me esforçando pra ser soprano;
65. Primeiro estádio de futebol: Serra Dourada. Time em campo: SPFC;
66. No casamento da minha irmã, eu carreguei um burrinho;
67. Amo fazer neném dormir;
68. Descobri que posso diminuir o sal, mas não posso ficar sem ele;
69. Queria voltar ao tempo e dividir o quarto com a minha irmã, novamente;
70. Já atropelei um pombo e tive pesadelos com isso;
71. Cultivei uma planta que, no lugar de água, bebia chá mate;
72. Meu senso de direção é completamente perdido;
73. Minha família é complicada e perfeitinha;
74. Acredito em tudo aquilo que você me falar mas, se mentir, não acredito em nada mais;
75. E, confiança não se compra... SE CONQUISTA;
76. Amo surpresa, mas saiba: quando, como e onde;
77. Meu silêncio fala por mim;
78. Se eu estou afim, eu agarro;
79. Sou uma publicitária frustrada, uma psicóloga sem diploma e uma administradora procurando o hotel dos meus sonhos;
80. Tenho TPMs homéricas;
81. Choro de rir com a Turma da Mônica;
82. Também sou conhecida como: Ana Preta ou Preta, Dinda, Foca, Tati bi Tati, Tia, Filha Minha, “Bruxa”, AMORE, Delícia... só não me chame de “Coisinha”;
83. Aliás, meu nome é TatianA e não TatianE;
84. Minha maior qualidade: PERFECCIONISMO;
85. Meu maior defeito: PERFECCIONISMO;
86. Sempre inclino a cabeça quando vou tirar foto;
87. Minha avó faz o melhor arroz do mundo;
88. Posso ir ao shopping “só olhar”;
89. Tenho verdadeira paixão por bolsas e carteiras;
90. Se vou arrumar a casa, ligo o som (alto);
91. Se vou tomar banho, ligo o som (alto);
92. Aprendi que amo pessoas e uso coisas – jamais vice-versa;
93. Choro muito e sei que as minhas lágrimas servem para regar a minha fé e consolar meu coração;
94. Cultivo amizades e rego meu jardim;
95. Borboletas, sempre! Mais e mais;
96. Tenho e-mail, blog, Orkut, Facebook... só não tenho tempo pra tudo isso;
97. Gasto todo o crédito do meu celular ligando pra quem eu amo;
98. Depois de 28 anos, descobri uma paixão por queijos e vinhos;
99. Eu preciso saber se estou fazendo certo ou errado;
100. Jamais estou sozinha!