Quem sou eu

sou aquela que sabe a dor e a delícia de ser quem eu sou!

domingo, 20 de dezembro de 2009

Times like these

time and time again...
Winter time in Ireland, a brazilian girl has her heart melted by a german guy!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Se você vier pro que der e vier comigo...

Eita saudade!
Essa semana completei o meu segundo ano na Irlanda - e como passou rápido. Essas datas (aniversários, Natal, Ano Novo, etc) nos fazem pensar e repensar uma série de coisas e, graças ao bom Deus, ter conseguido aquilo que vim buscar ajuda a diminuir, pelo menos um pouco, a saudade que tenho de casa.
Estou devorando um livro que a minha sys Thais me deu e, num dos capítulos, o autor ressalta a importância de se viver o PRESENTE. Como sou doida (e nem preciso reforçar isso), meu presente tem trilha sonora!!!! O fundo musical para a semana que passou foi Simone, por diversas razões, mas principalmente, por eu me sentir VITORIOSA.
O trabalho no hotel?? Gente, agora entendo porque tanto me pediram a tal experiência internacional: É COMPLETAMENTE DIFERENTE!!!!! Mas sobre isso eu prometo escrever um capítulo à parte. Minha casa nova??? É lindinha, quentinha e de portas abertas para recebê-los, quando quiserem (viu dona Monique?!).
Vocês fazem parte do meu passado, do meu futuro, mas, definitivamente, são PRESENTE de Deus na minha vida!
Tenham uma ótima semana xxx

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Mensagens subliminares e despedidas

Se tem uma coisa que eu não sei fazer é tomar uma decisão... Sinceramente, não sei explicar. Penso em tudo, em todos, menos em mim e, não decido! Entretanto, para um mulher de 31 anos, eu fui responsável por grandes decisões em minha vida: algumas que me dilaceraram, outras que me fizeram a pessoa mais feliz do mundo! Hoje, olhando para todas, vejo que duas coisas se encaixam perfeitamente nesse meu universo de decisões: mensagens subliminares e despedidas.

Amanhã será meu último dia como Au Pair!

Já podem imaginar que estou chorando há uma semana, mesmo tendo plena consciência de que é o tempo certo. Seguindo o conselho da dona Myra, decidi fazer as coisas por etapa: contei pras crianças, recebi a nova Au Pair (que é portuguesa *rs - espero que pelo menos ela não suma da minha vida), mas só vou embora de Ratoath na semana que vem. Nem acredito que foram quase dois anos!!!!

Lá fora, minhas folhas caem: lindas, leves - mensagem subliminar: cuidado de Deus para com a minha vida.
Logo trago mais novidades.

NFHMILY - versão brasileira no Faustão *rs!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

"Amemos o que sentimos de nós mesmos, nessas variadas coisas, já que, por egoístas que somos, não sabemos amar senão aquilo em que nos encontramos. Amemos o antigo encantamento dos nossos olhos infantis, quando começavam a descobrir o mundo: as nervuras das madeiras, com seus caminhos de bosques e ondas e horizontes; o desenho dos azulejos; o esmalte das louças; os tranquilos, metódicos telhados... Amemos o rumor da água que corre, os sons das máquinas, a inquieta voz dos animais, que desejaríamos traduzir. Tudo palpita em redor de nós, e é como um dever de amor aplicarmos o ouvido, a vista, o coração a essa infinidade de formas naturais ou artificiais que encerram seu segredo, suas memórias, suas silenciosas experiências".
Cecília Meireles
Pra variar fazia um tempão que eu não aparecia por aqui, não é mesmo?
Desde minha perda, começo do mês passado, TANTA coisa aconteceu: Mo foi matar as saudades do Brasil (e minhas férias de verão em território lusitano foram prorrogadas mais uma vez), Cami fugiu do calor romano (e ficamos sem fofocar um tempããããããããão), Renata foi fazer seu último tour europeu (volta de vez, pra casa brasileira, amanhã - Aaaaaaaaaaaaah), Fabrice decidiu (também) ir embora daqui pra sempre (adeus minhas aulas de francês), dona Pri foi pra Ibiza e voltou dodóica (vendo pelo lado positivo, foi legal! Praticamos "mediquês" - foi a primeira vez que fui num consultório de uma chinesa que só me entendia em inglês), a Leila só quer saber do "ginásio" (versão portuguesa para academia) e, tchan tchan tchan tchan: O FE CHEGOU!!!!!
Dia 25 de agosto, eu no aeroporto internacional de Dublin. Porta abre, porta fecha... porta abre, porta fecha... Celular toca: "Senhora Tatiana, muito boa tarde! Vai receber visita hoje?" e eu (vocês me conhecem): "Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim! Seu Garda não estou nem acreditando... Ele está na sua frente mesmo?" Aliás, foi o Garda mais simpático desde que cheguei aqui.
Posso confessar que tem sido ótimo relembrar os meus primeiros passos aqui, visto agora pelo ângulo do Fe. No final, rimos muito, rimos sempre!! O mais legal é que o Callum e a Samantha despertaram um interesse pelo português ;-) O Fe agora tá ali no sofá, cantando Michael Jackson.

Final do ano teremos mais família por aqui, se Deus quiser!!!!

Amo vocês!
Carpe Diem


P.s.: Hoje é 7 de setembro!!!! Dia da Independência Brasileira!!!!
Feliz Aniversário Maithe, titia te ama.

domingo, 2 de agosto de 2009

31 anos e um dia que me marcará para sempre!


Se fosse só sentir saudades... MAS TEM SEMPRE ALGO MAIS!

Cresci ouvindo que ele queria ser meu padrinho e, cada vez que o abraçava, conseguia sentir a real dimensão do quanto ele me amava (mesmo que houvessem anos de distanciamento entre nós). Na minha cabecinha de jiló: mamãe preferia a Thaisoca (não só pelo fato dela ser mais linda que eu, mas porque as duas loiras além de loiras têm gostos parecidos), papai preferia o Rapha (homens e seu universo) e eu... eu tinha a vovó, pra onde eu queria fugir (isso vocês já sabem) e o Tio Edu e Tia Marília. Amaaaaaaaaaaava quando íamos para São Paulo e era dia de ir para a casa deles; eu não só me sentia especial... EU ERA, de fato e direito!!!
Meu aniversário, então? "Tati, é a Tia Marília no telefone, pra você" e eu corria de fininho com receio da Rapha ouvir e saber que, os padrinhos eram dele, mas eu tinha uma carteirinha VIP. Depois veio a Duda, a primeira neta deles, e eis que ela veio ao mundo no mesmo dia em que eu (anos depois, sim, mas num dia liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindo). Me lembro dela bebê, no aniversário de 70 anos da vó Ida, e dos dois a bajulando no balanço e do Tio Edu me dizer que ela o lembrava quando eu era bebê e eu sentei num banquinho ao lado do balanço para ouvir todas as delícias da minha vida vistas pelos olhos dele.
Como era bom ser amada por alguém pelo simples fato de... SER AMADA!

Essa foto foi tirada no dia em que eu embarcava para a Irlanda, pela primeira vez...

Tio Edu, sua Guinness ficará guardada para o nosso próximo encontro, assim como eu prometi. Se eu soubesse que seu coração fosse nos aprontar essa, teria lhe dado o meu!

domingo, 26 de julho de 2009

Muito mais do que "Era uma vez"


Para os meus sobrinhos e a geração que por aí vem:

Tive muitos professores e professoras durante meu período escolar. Professor de matemática é sempre um ser inesquecível - por razões que dispesam comentários; mas tive uma professora especial, a Maria Lúcia, que era responsável pelas minhas aulas de história. Era sempre uma delícia sentar e ouvir o que ela tinha para nos contar, além do amadurecimento que tais conversas nos proporcionavam. Ah! E ela NUNCA falava sozinha!!! NUNCA! Tínhamos que ler os capítulos antes das aulas porque ela iria nos perguntar e, quem é o adolescente que quer passar vergonha na frente da turma toda pelo simples fato de não saber responder a professora de História???? Me lembro das enciclopédias que tínhamos que pesquisar, porque ainda não havia internet... O cheiro dos livros, algumas figuras em preto e branco...

Uma coisa que sempre me intrigou foi: por que eu tinha que saber sobre a vida dos outros??? meu país era grande o suficiente para eu me preocupar com ele... pra que eu queria saber sobre o povo nos Estados Unidos ou na Europa, como era composta a sociedade ou quais eram os deuses gregos??? E quando isso tudo era somado às aulas de Geografia, tínhamos que saber: a população brasileira + o PB da Grã-Bretanha + a taxa de mortalidade no Japão, etc, etc, etc.

Hoje, morando na Europa, agradeço pelos professores que tive!!! Agradeço E MUITO porque muitos aqui não tiveram (não têm e não terão) o privilégio que eu tive. Semana passada, conversando com um adolescente, ele me perguntou em que continente o Brasil ficava e qual a língua que falávamos... Depois de ouvir minhas respostas, ele me olhou e soltou uma pérola: "Ah! É mesmo... Vocês falam BRASILEIRO! É um país muito, muito pobre mas tem alguns bons jogadores de futebol". Ainda bem que ele ainda nem conhece "pagode" ou ia dizer que exportamos "jogadores de futebol, Xuxa e Só Pra Contrariar". Ah! Rio de Janeiro ainda é a nossa capital, como o presidente da Argentina é o Maradona, Canadá e Estados Unidos são a mesma coisa, Peru??? Isso é o que servem no Natal! Ah! Só pra constar: português é a língua que se fala em Portugal... Entenderam por que falamos "brasileiro"????

Outro dia, uma amiga disse que a chefe dela também soltou uma pérola ao perguntar quem era o presidente da África!!!!!

Meu desejo é que vocês tenham uma professora Lúcia! Uma não, váááárias, e que vocês entendam que a história do vizinho pode não ser tão interessante quanto à nossa própria história, mas é fundamental para que você seja um melhor ser humano.

terça-feira, 7 de julho de 2009

NEOQEAV

"If you enter this world knowing you are loved and you leave this world knowing the same, then everything that happens in between can be dealt with".

Por que as pessoas esperam que seus amados morram pra lhes dizer o quanto os amam???? Não entendo isso... Hoje, assistindo ao Memorial Day do Michael Jackson, me peguei pensando nisso...
Fui criada num meio (ai, o que seria de mim sem a mamãe minha?) onde aprendi a dizer o que gosto, o que não gosto e os porques. Portanto, se você está na minha lista dos amados, sinta-se um privilegiado =P Porque eu vou te dizer "EU TE AMO", mesmo que você não possa ouvir (ou que eu não tenha sido clara o suficiente).

Com P.s... sem P.s... Nuca Esqueça O Quanto Eu Amo Você!!!!!

Ah, e Michael: saiba que você foi trilha sonora da minha vida em muuuuuuuuuuuuitos momentos. So, THANK YOU SO MUCH ;-) e acho que você terá o prazer incomensurável de conhecer duas figuras maravilhosas da minha vida, onde você está agora. Então, aproveite!

domingo, 24 de maio de 2009

Por que Deus criou as mães?


Há dois dias tenho pensando sobre isso...

Entrei no msn uma madrugada dessas e, eis que a Miroca estava online com uma mensagem apavorante: "Guigo em cirurgia amanhã! Orem por nós..." Não preciso dizer que quase fiquei doida. Chamei e nada; nenhuma resposta. Chamei novamente, totalmente em pânico, e nada... Por providência Divina o super Fer apareceu no msn também e já fui logo bombardeando o pobrezinho: "Feeeeeeeeeeeeeeeeer, o que está acontecendo? Que cirurgia é essa? O que o Guigo tem???" e ele, na maior paciência do mundo, respondeu: "Tathy, é uma "bobagem", uma cirurgia simples mas, você conhece sua prima... Estamos todos preocupados por se tratar de uma cirurgia."
A Mirys é uma das minhas referências de vida - e agora, uma das minhas referências maternais. Sonhadora, guerreira, pau pra toda obra e ombro pra qualquer situação... é uma daquelas pessoas a-pai-xo-nan-tes! Sorte daqueles que são por ela amados!
Guilherme e Helena: as duas grandes (e maravilhosas) realizações da Mirys.

Durante cinco minutos que me peguei pensando nela, nas crianças, na cirurgia do Guigo, ela resolveu aparecer e respondeu (mais ou menos a mesma coisa que o Fer, num tom mais "dramático") e trocamos algumas linhas de prosa.

Não consigo ter a nítida dimensão do amor maternal. Naquele momento, enquanto lia o que a Mirys escrevia, meu coração traduzia da seguinte forma: se ela pudesse, ela dava o nariz dela pro Guigo não ter que entrar num centro cirúrgico ou mesmo num hospital. Nem que ela tivesse que respirar por uma bolha, um cano (pois não teria mais nariz). Não teria o menor problema!!!!

Desligamos o computador e fiquei hoooras rolando na cama, lembrando das vezes em que adoeci (e não foram poucas). Tive zilhões de pneumonias... até cateterismo eu já fiz! E mamãe sempre comigo. Fora as outras tantas dores ou fracassos emocionais...

Costumo dizer que minha mãe é meu olho esquerdo mas, a partir da constatação Mirianesca Maternal de Ser, percebi que eu sou minha mãe, afinal de contas ela me deu vários pedaços dela pra que, naqueles momentos, minhas dores fossem embora e eu voltasse a sorrir - e assim, só assim, ela viveria.

Por que Deus criou as mães eu não sei - talvez descubra quando eu for mãe. O que sei é que meu Deus é perfeito assim como são perfeitas Suas criações.
Se eu sou como sou hoje, é fruto literal da mamãe. Olho, pé, pulmão, garganta, coração... tudo é mamãe!
Só sinto muito em tê-la feito sofrer tanto... Mas, como meu Deus diz, é na fraqueza que sou forte! Então Senhor, OBRIGADA POR TER CAPRICHADO TANTO!


P.s.: Alguém pode me dizer como está o Guigo? Sim porque, a Mirys não deve aparecer tão cedo... vai ficar lá, lambendo a cria! Amo amo amo amo (os 4: FMGH)