Quem sou eu

sou aquela que sabe a dor e a delícia de ser quem eu sou!

terça-feira, 31 de maio de 2011

DO CAPITULO: 4 L-E-T-R-A-S!




AMOR, LOVE! O Tio Alemao, que veio para acrescentar, disse LIEBE (com seis!!! Um 'oi' pra Eve tambem).
Era para eu contar minha aventura do dia, como parei a minha "loucura diaria" por alguns minutos/horas para compartilhar AMOR - legal, ne?! Isso mesmo! Compartilhar AMOR!!! Aceitei o desafio da Miroca e hoje meu amor vai ser compartilhado com alguem que eu nao conheco, que chega no aeroporto de Dublin por volta das 13h de hoje, que nao fala ingles...

Na verdade, eh mais do que amor compartilhado! Eh amor triplicado =)
A Pri, uma grande amiga que mora aqui, vai casar na semana que vem, mas o seu visto de permanencia expirou em Fevereiro... entao, na pratica, ela vive ilegalmente na Irlanda. Acontence que a mamae dela resolveu vir pro casamento, e a Pri, que nao tem visto, nao pode servir como referencia para a Imigracao. Entao ela me ligou e me pediu um help! Fiz uma carta megapower pra mae dela e me apresentei como sendo a pessoa que ira recebe-la aqui na Irlanda. A tal carta, ela tem que apresentar pro oficila de imigracao no aeroporto, que me ligara de imediato e para quem eu vou contar uma mentirinha santa historia que eu criei com AMOR (to perdoada???).

Ate ai, beleza... Acontece que hoje eu nao estou de folga e a Pri ontem surtou! Entao, respirei fundo e deixei o amor invadir meu coracao mais uma vez: ela vem aqui pra casa as 12h30 e vamos pro aeroporto. De la, sigo direto pro trabalho (com docinhos mil pra galera, porque esse era o plano original) e soh saio de la por volta da meia noite. O mocinho da imigracao vai me ligar e estarei lah, do outro lado da porta, esperando a mae da Pri chegar e dar um abraaaaco apertado nela.

E pro tio Alemao nada??? Tuuuudo! Vou correr pra cozinha e preparar um SUUPER cafe da manha antes de sair pro aeroporto!
E tem mais! Hoje, EH ANIVERSARIO DA MENINA MAIS LINDA DO MUUUUUUNDO, MEU TESOURO EM FORMA DE GENTE, MEU UNIVERSO, MEU TUDO, MEU EU. Pra voce, Ruth, um beijo enorme dessa dinda distante, mas que te ama demais da conta!

Eh amor demais, nao eh nao?
Entao bora compartilha-lo!

Feliz DIA DO AMOR, meus amores xxx

sábado, 21 de maio de 2011

DO CAPITULO: Quer aprender uma outra lingua?

Amores desse mundo gigante de meu Deus!

Estava eu trabalhando nesta semana pra la de caotica, com a rainha da Inglaterra em solo Irlandes (e causando a m-a-i-o-r confusao) e com centanas/milhares de Portugueses nas ruas (momento comentarios da autora: pra quem nao sabe, dois times rivais de Portugal chegaram a final da Copa UEFA. Mas era SOH... nao tem indio e o ouro acabou faz teeeempo. Voltem to-dos pra Portugal!). A minha amada chefe (se lembram dela?) me colocou pra trabalhar todos os dias e ainda me obrigou a usar uma bandeirinha de Portugal ao lado do meu cracha (aff! Na verdade, eu ja deveria estar usando, mas me recuso a usar uma bandeira que nao seja Brasileira. To certa?). Segundo a versao dela (bem limitada), os portugueses precisariam se comunicar, e somente a Morena, Alta, Bonita e Sensual que vos fala seria habilitada para tal feito (cuma??).

Realmente, do grupo que ficou no hotel, somente o Sr. Peixoto, um senhor de 65 anos de idade, me acompanhou no bom e velho Portugues. O resto? Todo mundo falava (mesmo que mal, tipo "to nem ai') ingles.

O mais legal dessa experiencia eh que conheci um casal pra la de bacana: ela - nascida em Portugal mas com sotaque brasileiro, ele - nascido na Inglaterra, aprendendo o Portugues! Ela me deu uma dica preciosa, que o tio Alemao AMOU e que resolvi compartilhar com voces: ta afim de aprender uma outra lingua (e totalmente gratis)? Quer fazer o seu tempo, a sua hora? Quer praticar o que ja sabe (pra talvez nao esquecer)???

Entao voce tem que conhecer o http://www.busuu.com/! De-fi-ni-ti-va-men-te =)
Eu me matriculei no alemao, espanhol e ingles avancado. A unica coisa que eles pedem em troca eh que, no meu caso, como tenho fluencia em Portugues (por ser minha lingua nativa), eu tenho que corrigir as frases de quem esta aprendendo o Portugues. Legal, ne?

Eu achei o maximo! Se aceitarem o desafio, me avisem e teremos um novo assunto pra compartilhar!

O mundo, ao alcance de todos!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

DO CAPITULO: Voltando a blogosfera!!!!

Amoooooores,

Mais de um mes depois, EIS ME AQUI =)
Tenho milhoes de novidades, aventuras pra contar e dizer que senti muita falta disso aqui (amo muito tudo isso!).

Mas pra registrar a volta em grande estilo, vamos as conclusoes gerais dos ultimos 45 dias (wow):
.Fui ao Brasil buscar documentos (tick);
.Voltei pra Irlanda com tudo selado, registrado, carimbado, avaliado, rotulado plunct plact zum (tick);
.Fui pra Alemanha com todos os documentos e um semblante belo e tranquilo que confirmava (em cores) minhas reais intencoes com o mocinho de la, o famoso Tio Alemao (tick);
.A mocinha nao acreditou no meu blablabla e mandou os documentos pro senhor Juiz (tick);
.Primeiro-mundo-pra-que-te-quero, a mocinha nos mandou embora pra Irlanda dizendo que assim que o senhor juiz desse o seu parecer, ela nos ligaria ou mandaria um email (tick);
.OOOOONTEM, eu lendo um livro (Comprometida, de Elizabeth Gilbert - amei Thata) na cama, antes de criar forcas monstruosas (quase um poder ninja) que me fizessem levantar da cama quentinha e ir pro trabalho, vejo o Tio Alemao aparecer no quarto com uma cara levada (daquelas que soh aparecem pra uma garrafa de cerveja bem gelada ou uma mulher pelada)! Ele trazia a resposta do juiz... E o senhor juiz deu cartao verde pra essa pessoa que vos fala!!!!

Pois eh, tem casamento chegando na area! Agora eh pra valer - e em 3 linguas diferentes.
17 de setembro na Alemanha & 31 de dezembro no Brasil.
SEPAREM A(s) DATA(s) pra comemorarem comigo (ooops, conosco) pessoalmente, por telefone, email, via blog, o que for.

Bom demais, ne nao?

domingo, 3 de abril de 2011

DO CAPITULO: A saga que eh IR AO MEDICO!!!!

Povo meu, dai que o tio Alemao ta reclamando da vista desde ontem e hoje acordou com o olho direito completamente inflamado... Nossa programacao era acordar cedo e pegar a estrada rumo a Killarney, por dois dias, mas tivemos que mudar a direcao!

Aqui na Irlanda funciona assim: todo mundo tem um GP (General Practitioner), vulgo, Clinico Geral ou pau pra toda obra! Na maioria das vezes, o GP nao funciona pra na-da e se for algo mais complicado do que gripe ou caspa inflamada, ele vai te olhar, vai cobrar a consulta e vai te mandar ver um especialista (oi?!). Entao, se voce raciocinar um pouquinho, vai chegar a conclusao de que, pra casos mais serios, todo mundo deveria ir direto ao hospital ver um especialista, correto??? Errado, erradissimo! Existe uma hierarquia na saude irlandesa (e ter plano de saude nao serviu pra absolutamente nada); burlar tal hierarquia vai te custar mais dinheiro (muuuuito mais) e mais tempo (muuuuuito muuuuuito mais).

Como eu sabia que pra ser atendido num hospital ia demorar HORRORES (sim, porque hoje eh domingo E dia das maes), saimos a procura de um GP (a minha nao atende aos domingos e o tio Alemao raramente precisa de um). Paramos numa farmacia proxima e o farmaceuta nos mandou pra quem? Pra um GP! Fomos ver o GP, passamos pela primeira enfermeira para uma triagem (que ate entao eu nao tinha entendido) e o GP nos mandou pra quem? Pra um Oftalmologista (deeeerrr). Masss, primeiro ponto positivo: 60 dinheiros pagos pela consulta.

Chegamos no primeiro hospital pra ver o tal Oftalmologista (com uma cartinha de referencia do GP) e na recepcao tinha um papel dizendo: "Atendimento a europeus - 100 dinheiros; Atendimento a nao europeus - 380 dinheiros. Nao devolvemos seu dinheiro caso voce desista de esperar pelo medico" (pavooor!!!). Emergencia de hospital por si soh eh um horror... Nem sentamos e gracas ao bom Deus a enfermeira numero 2 do dia veio fazer a triagem (eeee lala). Papo vai, papo vem, o medico nao estava e se resolvessemos esperar, teriamos que ficar ali por SEIS horas (oi???!!!!). Ela, que foi um amor, ligou pra outro hospital e nos mandou pra la.

Chegamos no segundo hospital e a mesma cartinha estava exposta na recepcao, plus - agora senta pra nao cair, tinha um cartaz bem grande dizendo: "Todos os pacientes deverao passar por uma triagem. Urgencias terao prioridade! Os demais casos serao tratados no decorrer do dia - tempo de espera de ate OITO horas". Imediatamente voltei meus olhos pra recepcionista e percebi um painel bem acima do guiche. Adivinha o que estava escrito? "Agressoes aos nossos funcionarios nao serao toleradas". Vi a cena completa: alguem morrendo de dor, esperando por quase 4 horas (eu chutando a metade), alguem chega e fura a fila porque eh considerado urgencia... Eh ou nao eh pra descer a lenha?????

Esperamos por 2 horas e a enfermeira numero 3 chama o tio Alemao (sinceramente deu vontade de orar para ser grave e ele ser considerado urgencia, mas eu mudei a prosa e pedi pra Deus nao mandar mais gente... Dai, grave ou nao, ele seria atendindo logo). Outra hora de cadeira, e nos chamaram! A medica (sem um pingo de paciencia) disse que nao era nada grave, receitou colirios especiais e nos mandou pra casa.

Conclusoes do dia:
1. Nao fique doente na Irlanda;
2. Se ficar, procure um GP em primeiro lugar - vai sair a metade do preco e, se voce tiver que ir a um especilista, nao precisara pagar pela consulta. Isso mesmo! O GP vai te dar uma carta e isso vai servir como "passe livre" pra qualquer lugar que voce for;
3. Tenha um GP como referencia - todos os envolvidos nos perguntaram "Quem eh o seu GP?" e, como ele nao tem um, tivemos que responder as mesmas perguntas zilhoes de vezes. Se voce se cadastrar num GP (vale o da farmacia local), ele vai colocar tudo num sistema que pode ser acessado por qualquer enfermeira/medico/recepcionista hospitalar na Irlanda;
4. Plano de saude nao te ajuda, nao te da prioridade, nao te abre portas. No maximo, voce pode pedir ressarcimento do valor da consulta e, no caso de uma internacao, podera ter alguns 'privilegios';
5. Carregue um livro, biscoitinhos e uma garrafa de agua na bolsa! Querendo ou nao, voce VAI esperar, esperar e esperar.

Tio Alemao tah ali, dormindo um pouco, depois de chorar de dor e frustracao. Todo mundo orando pra ele sarar logo, ta bem?!
Amo voces!

Feliz Dia das Maes na Irlanda, pra minha mae Irlandesa que nao consegui ver, mas que sabe que ela eh MUITO AMADA!

terça-feira, 29 de março de 2011

DO CAPITULO: Brasil em Abril!

1. Porque descobri que tenho uma 'penca' de horas extras;
2. Porque eu tambem descobri que seu eu pedir demissao eu nao receberei tais horas e que se eu nao pedir demissao eu nunca vou conseguir tira-las;
3. Porque estao cortando as horas das coleguinhas! Entao, quem tem contrato assinado TEM que trabalhar. Quem nao tem, deve se contentar com as miseras horas que serao dadas. Eu??? Eu pedi FOLGA =D;
4. Porque a vovo me liga, chorando, dizendo que esta morrendo de saudades;
5. Porque uma grande amiga esta passando por um momento super ultra mega dificil, ta lutando pra caramba, e resolveu compartilhar comigo tamanha dor! E sei que ela ta precisando de um abraco (Na, estou em oracao!);
6. Porque tem gente casando e eu perdendo, tem gente fazendo aniversario e eu perdendo, tem gente dando adeus e eu nao posso me despedir mais...;
7. Porque minha irma eh super, tem uma familia linda e que eu sinto uma falta monstruosa. Tha, eu sei que vai ser pouco, mas vai ser melhor do que nada;
8. Porque eu PRE-CI-SO andar de chinelo, pe descalco, assistir TV em portugues, dormir na rede, tomar acai (oi amor?! Eu trago pra voce tambem), comer churrasco;
9. Porque mamae pediu, mandou mensagem (ela manda TODO dia), chorou baixinho (eu ouvi) e todo dia eu sinto (eh... mamae eh meio bruxa!!!) o quanto ela me quer por perto, mesmo que por pouquinho tempo;
10. Porque eu tenho um casamento brasileiro pra organizar e minha unica oportunidade de estar na cidade do casorio sera agora;
11. Porque tem gente se desdobrando em mil pra me ajudar com os papeis pro casamento (Oi pai!) e acho que o melhor pagamento sera um beijo estalado e um abraco beeeeeem apertado;
12. Porque tem irmao estressado que ta querendo conversar (Mesmo?), tem irmao desorientado que ta querendo conversar (hahahaha);
13. Porque eu acho que eu mereco, porque eu quero, porque se nao fosse agora seria soh no final do ano, porque vai ser dificil sair e deixar meu Alemao sozinho pra tras (povo, voces nao imaginam o quanto!) e mesmo assim... EU VOU!

sexta-feira, 25 de março de 2011

DO CAPITULO: Chucrute merrigute!

Contei pra voces que estou aprendendo alemao (ai ai, o que nao faz o amor?!). No comeco, achei que seria a nona maravilha do mundo, porque tenho a vantagem de ter um produto autentico em casa, o tio Alemao!

A primeira semana foi linda, voltei pra casa contando numeros.
Depois aprendi o alfabeto e voltei cantando as letras (literalmente. Cantava no onibus, no chuveiro, cantava pra minha ex chefe que eh alema, pra gerente do bar do hotel que eh alema e pros nao alemaes tambem, porque eh acredito que compartilhar eh sempre melhor!).

Mas se tem um momento que eu nao gosto (respira e vai) tento me sentir atraida por (UAU! Amor, marquei ponto???) eh na hora do dever de casa. Criancas do meu universo, quem eh que gosta de fazer tarefa com pai, mae ou ser responsavel (e mais inteligente) do lado????? Siiiiim, porque voce faz uma pergunta e a resposta que recebe eh "Mas eu ja te disse isso" ou "Voce fez uma frase parecida no exercicio anterior". O MEU POVO, assim nao da! Cade o incentivo? Cade o biscoito pro cachorro no final da acrobacia???

Noves fora, eu tenho memoria curta (mamae me chama de Dori, a peixinha do Nemo). Eu tenho, todo mundo sabe e nao me envorgonho dessa caracteristica magica que me faz unica e preciosa (ponto???). Mas dai a tirar sarro, sao outros 500. Acontece que eu cheguei em casa hoje, depois de 3h e 30 minutos de aula (plus, taxi pra ir - shhhh, eu tava atrasada - e bus pra voltar), abro a porta do banheiro (concentra POVO, ele tava no BANHO!!!!) e digo "Oi amor, sabe o que eu aprendi hoje?" e ele responde... "Voce ainda lembra?".

A sorte que eu ainda nao aprendi nenhum palavrao! Entao, na minha classe brasileiropeia, dei as costas e fechei (bati, ta bom! Eu bati!) a porta do banheiro.Hunf!


Nota importante:
Para apoio moral, deixe seu comentario apos o BIP!
Para respostas toscas, palpites maternais/paternais/vovozais de como incrementar o dever de casa, ou tecnicas para concentracao e memoria, NAO ESTOU!

quarta-feira, 23 de março de 2011

DO CAPITULO: Save the date!

De algumas tradicoes aqui na Europa (americanizadas, provavelmente) eu sou completamente fa!
Uma delas, em se tratando de casamento, eh preparar e mandar com antecedencia o famoso cartaozinho "Save the date". Na verdade, o Save the date nada mais eh do que um cartao confirmando que a mocinha disse "SIM", que o casamento esta confirmado mas que ainda falta muuuuuuita organizacao. E mais, que a pessoa que vai receber o Save the date eh muito, muito importante para os noivos e que os noivos fazem muita, muita questao da presenca dessa pessoa. Legal, ne?

Eu e o tio Alemao estamos terminando o nosso. Como o casamento no Brasil sera no fim do ano, e numa data que todo mundo se programa pra viajar, o nosso Save the date a la portuguese sera enviado com bastante antecedencia. Portanto, people nacional e internacional, se preparem e nao percam a chave da caixinha do correio. Logo voces irao receber um cartaozinho!

Mas, deixem de bobagem. Nao eh preciso de cartao pra que voces saibam o quanto sao especiais pra mim.
Ficamos combinados assim =)



sexta-feira, 18 de março de 2011

DO CAPITULO: Paddy's day!


Entao que essa semana foi marcada pelo maior feriado nacional PLUS final do campeonato de Rugby.
Entao que a birosca do trabalho tava bufaaaando de gente, chegando, saindo, parando para uma pint de Guinness no bar, pedindo informacoes de como chegar no centro da cidade e o melhor lugar para tomar um porre (SE-RIO! Nao to inventando virgula).

Entao que estava eu, varada de fome, esperando o 'sino da merenda' tocar, quando a Sinead olha pra mim, com a cara m-a-i-s feliz da vida, e solta um "Voce viu o que vai ter de almoco hoje???". Eu, mais que depressa respondi "Olha, sabendo que eh dia de festa, devemos ter pizza, hamburger e batata frita. Sorvete de sobremesa". Ela, com carinha de surpresa, riu e disse que, por se tratar do dia do padroeiro do Pais, teriamos a comida tipica (batatolandia vem ai): repolho refogado com carne de porco! Tadaaaaa!!!!

Que tradicao eh essa???? Quem eh que come REPOLHO num dia de festa (oi Vo!)???
Eu nao comi, mas Abraham Lincoln comeu! Niguem sabe me dizer a origem de tal tradicao (a nao ser que tinhamos mais porcos que bois e que carne bovina era para os nobres). Mas descobri que no jantar inaugural do Presidente Lincoln, o cardapio trazia o tao famoso Repolho com Bacon (no caso dele, carne enlatada)!


God bless... the smell, America!

Nao acredita, clique aqui e veras o que foi servido em 1865: corned beef and cabagge