Quem sou eu

sou aquela que sabe a dor e a delícia de ser quem eu sou!

domingo, 26 de julho de 2009

Muito mais do que "Era uma vez"


Para os meus sobrinhos e a geração que por aí vem:

Tive muitos professores e professoras durante meu período escolar. Professor de matemática é sempre um ser inesquecível - por razões que dispesam comentários; mas tive uma professora especial, a Maria Lúcia, que era responsável pelas minhas aulas de história. Era sempre uma delícia sentar e ouvir o que ela tinha para nos contar, além do amadurecimento que tais conversas nos proporcionavam. Ah! E ela NUNCA falava sozinha!!! NUNCA! Tínhamos que ler os capítulos antes das aulas porque ela iria nos perguntar e, quem é o adolescente que quer passar vergonha na frente da turma toda pelo simples fato de não saber responder a professora de História???? Me lembro das enciclopédias que tínhamos que pesquisar, porque ainda não havia internet... O cheiro dos livros, algumas figuras em preto e branco...

Uma coisa que sempre me intrigou foi: por que eu tinha que saber sobre a vida dos outros??? meu país era grande o suficiente para eu me preocupar com ele... pra que eu queria saber sobre o povo nos Estados Unidos ou na Europa, como era composta a sociedade ou quais eram os deuses gregos??? E quando isso tudo era somado às aulas de Geografia, tínhamos que saber: a população brasileira + o PB da Grã-Bretanha + a taxa de mortalidade no Japão, etc, etc, etc.

Hoje, morando na Europa, agradeço pelos professores que tive!!! Agradeço E MUITO porque muitos aqui não tiveram (não têm e não terão) o privilégio que eu tive. Semana passada, conversando com um adolescente, ele me perguntou em que continente o Brasil ficava e qual a língua que falávamos... Depois de ouvir minhas respostas, ele me olhou e soltou uma pérola: "Ah! É mesmo... Vocês falam BRASILEIRO! É um país muito, muito pobre mas tem alguns bons jogadores de futebol". Ainda bem que ele ainda nem conhece "pagode" ou ia dizer que exportamos "jogadores de futebol, Xuxa e Só Pra Contrariar". Ah! Rio de Janeiro ainda é a nossa capital, como o presidente da Argentina é o Maradona, Canadá e Estados Unidos são a mesma coisa, Peru??? Isso é o que servem no Natal! Ah! Só pra constar: português é a língua que se fala em Portugal... Entenderam por que falamos "brasileiro"????

Outro dia, uma amiga disse que a chefe dela também soltou uma pérola ao perguntar quem era o presidente da África!!!!!

Meu desejo é que vocês tenham uma professora Lúcia! Uma não, váááárias, e que vocês entendam que a história do vizinho pode não ser tão interessante quanto à nossa própria história, mas é fundamental para que você seja um melhor ser humano.

Nenhum comentário: