Quem sou eu

sou aquela que sabe a dor e a delícia de ser quem eu sou!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

DO CAPITULO: Cada cabeca uma sentenca?

Estou eu, linda, leve e morena, no onibus a caminho da aula de Alemao (Ja, Ich sprache ein bissen deustche huahuahuahua).

Estava no telefone com a mamae minha (oi mae!) e eis que vejo dois rapazes me encarando, no banco ao lado. Quando desligo o telefone (a conversa nao tinha acabado, mas a telefonia irlandesa nao colabora quando eu pre-ci-so falar com a mamae!), percebo que sao dois espanhois - pausa pra assuntos aleatorios: porque entendemos espanhol mas espanhol nao entende portugues? E depois que mudei pra Irlanda, acho engracado entrar no onibus e ouvir diferentes linguas/sotaques. O ruim dessa historia eh que, desde entao, eu presto atencao na conversa alheia (shame on me!).

Volta pra historia: os dois tinham mais ou menos a mesma idade, mas o 'Juan' parece morar em Dublin a mais tempo que o 'Xavier' (nomes ficticios para preservarmos a identidade alheia). Juan vai mostrando a cidade, ensinando algumas palavras em ingles, tudo muy bien! Falam ainda sobre algumas garotas, sobre um pub, parecem apaixonados ou curtindo o momento, mas o 'Xavier' tem medo de iniciar uma conversa porque nao tem ingles bom. Eu, no banco ao lado, pensando na pipoca com guarana que estao faltando nesse meu momento "Tela Quente".

Quando entramos na avenida principal, o 'Juan' mais que depressa passa a descrever o ambiente. Olha, ele inventou tanta lorota, mas tanta lorota, que eu me segurei pra nao rir. Vou contar a melhor! Bem no centro da avenida principal, ate 1966, existia uma monumento dedicado a Lord Nelson. Era um pilar, que literalmente levava o nome de Pilar Nelson! Em 1966, o IRA (Republica Armada Irlandesa) resolveu bombardear o pilar e ali ficou um "buraco" ate meados de 1990, quando um plano de requalificacao urbana foi lancado em Dublin. Um dos pontos principais na tal requalificacao era substituir o "buraco" e por isso houve uma competicao pra escolher o novo monumento central.


O vencedor da tal competicao foi esse agulhao ai da foto (atras da estatua). Spire of Dublin eh a maior escultura do mundo: tem 3m de diametro na base, se estreitando até aos 15 cm de diâmetro do ponto mais alto. E detalhe: ele muda de cor! Durante o dia permanece acinzentado, mas de noite vai mudando de cor de acordo com o ceu (legal neh?!). Ah! E tambem eh ponto de encontro dos perdidos no centro. Assim como a 'Bola Dourada' (eu conto sobre isso outro dia).

Ok! Informacao dada, olha o que eu escutei:
"Xavier. Esse monumento ai na frente eh chamado Spaice" - te juro que olhei duas vezes pra ver se o agulhao nao tava vermelho... Hum? Spaice?
"Mas Juan, por que Spaice?" - Xavier, voce tinha que perguntar????
"Ora Xavier, porque ele toca o ceu, nao tah vendo?! Eh praticamente uma mao a tocar o ceu" - e eu tambem olhei com ar de incredulidade, ou seria com ouvidos de incredulidade?! Xavier repetia 'Spaice, Spaice', tentando memorizar o absurdo!

Se ele toca o ceu, o correto seria chama-lo de Space. Mas dai, ele teria que inventar uma lorota maior, o presidente dos 'Istaites' teria que mudar pra Dublin e nos salvar da invasao alienigena.
E depois eu que tenho imaginacao fertil!!!!

2 comentários:

Eve disse...

Hahahahahah
Que é isso, gente? rsrs
Quanta imaginação.
Bjs!

jufreitas disse...

Amiga, cadê vc? Só fico sabendo alguma coisa quando leio seus comentários no blog, que aliás são muito interessantes, mas sinto sua falta. Não vem mais ao Brasil?
Ju