Quem sou eu

sou aquela que sabe a dor e a delícia de ser quem eu sou!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

DO CAPITULO: Portao de Imigracao ou Sessao de Constrangimento?

Cena 1 - Aeroporto de Dusseldorf, Alemanha:

Linda jovem (aham) na chegada ao aeroporto, fila pra europeus, passaporte vermelho, chega a sua vez de mostrar a foto para o policial no guiche:

.Good morning - guardinha
.Good moring - eu respondo
Ele olha pra foto, olha pra mim, olha pro passaporte novamente e fica uns 5 segundos com os olhos no passaporte. Olha pra mim novamente, olha pro passaporte e resolve tirar uma copia (ou conferir o selo de validade, vai saber?! Soh sei que ele passa numa maquininha que fica na frente dele).
.So, what were you doing here?
.Tourism
Ele olha pro passaporte, olha pra mim, olha pro passaporte novamente e da uma risadinha!
.For how long?
.4 days - fala serio???? Eu tenho essa birosca vermelha pra que? Pra responder perguntas toscas????
.Do you live in Dublin?
.Yes!
E novamente olha pro passaporte, olha pra mim (eu ja com o olhar de metralhadora)...
.Ok! Thank you - e me da a birosca vermelha.

Cena 2, Aerporto de Paris, Franca:

Linda jovem (aham aham) na fila pra embarcar no aviao:

.Passport and ticket - dessa vez NEM POLICIAL ERA! Era um rapaz metido a besta, se achando o rei da Franca... Isso, de cara, ja me irritou!
.Hmmm... New passport! - segunda frase e la vem coisa tosca! Meu, abre o passaporte e voce vai ver que ele tem 3 anos de emissao. Nao tenho culpa que o senhorito, que nao eh policial, nao cuida das suas coisas, mas EU CUIDO DAS MINHAS!
E eu soh olhando pra cara dele...
.Hmmm... No stamps! - olha, tava pedindo pra apanhar. Fulaninho, se eu nao tenho carimbos eh porque eu tenho essa birosca vermelha, tambem chamada de Passaporte Europeu, que me da "livre acesso" aos paises da comunidade europeia. Sacou? Quer que eu desenhe???
.Hmmm... So, do you live in Dublin? - por que todo mundo me pergunta isso?
.Yes, and I presume you live in Paris! - chuuuupa
.What were you doing in Paris?
.Tourism.
.Hmmm... For how long? - Aaaaaaaf
.FI-VE DA-YS. Mas logo depois, eu nao aguentei, e soltei um WHY???
Entao ele me olhou com desdem e me mandou passar.

Em Paris eh sempre a mesma coisa. Da primeira vez, tive a nitida sensacao de que tudo isso aconteceu porque eu era a unica brasileira SAINDO (isso mesmo, eu estava saindo do Pais nas duas ocasioes). O rapaz que conferia meu passaporte, nao satisfeito, chamou a supervisora e eu tive que contar a mesma historia 2 vezes (????). Nisso tudo, fui a ultima a embarcar no aviao!

Eu sou a unica vitima de interrogatorios pra sair/entrar de paises da EU? Sem falar no tanto que me constrange ao ver a fila crescendo e todo mundo olhando pra minha cara.
Eh porque eu nao tenho olhos azuis, branquela (se bem que estou ficando) ou sou loira do cabelo liso????

Eh porque eu sou brasileira???

5 comentários:

Mirys Segalla disse...

Tathiuxa:

Pode ser porque:
1) você é linda
2) você é moreníssima de cachos
3) você tem cara de arrasa quarteirão (e os franceses não estão mais podendo com isso)
4) uma pontinha de inveja...

Afinal, quem não gostaria de nascer no Brasil, aproveitar tudo o que essa terra tem de bom, ter lugar fixo para passar as férias por aqui sem pagar hospedagem, e viver na Europa, aproveitando a parte boa daí????

Keep cool, darling!
And keep traveling!!!
The best part of life!

Mirys - www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

Eve disse...

Essa de passaporte europeu e ainda com interrogatório nunca vi. ;)
A mim, mesmo com meu visto no passaporte, me perguntaram qdo eu cheguei de volta à Alemanha: tá indo pra onde? Berlin... e a cara de paisagem olhando pra policial (era mulher) esperando ela olhar mais uma vez minha foto e me devolver meu verdinho. rsrs
Bjs!

Thais Freitas disse...

Acho que vc tem cara de refugiada árabe...

Thiago Marcondes disse...

Pois é aconteceu a mesma coisa comigo na Italia eu mostrei o passaporte europeu ele checou numa máquina e mesmo assim ficou jogando varias perguntas!!! Penso da seguinte forma: se a pessoa tem passaporte europeu basta checá-lo e pronto so meu ver essas atitudes demonstram preconceito que podem abarcar varias naturezas!! Houve mais imprevistos com vc???

Thiago Marcondes disse...

Pois é aconteceu a mesma coisa comigo na Italia eu mostrei o passaporte europeu ele checou numa máquina e mesmo assim ficou jogando varias perguntas!!! Penso da seguinte forma: se a pessoa tem passaporte europeu basta checá-lo e pronto so meu ver essas atitudes demonstram preconceito que podem abarcar varias naturezas!! Houve mais imprevistos com vc???